quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Viña Undurraga

Nosso segundo dia em terras chilenas foi dedicado a fazer um passeio imperdível: visitar uma vinícola. Você pode até pensar que isso é muito clichê e... realmente é. Mas é o típico clichê que vale a pena. Não visitar uma vinícola no Chile é como ir à Roma e não ver o Papa.

A vinícola mais conhecida do Chile é a Concha y Toro, que produz o famoso e excelente “Casillero del Diablo”, mas optamos por um tour menos “carne de vaca” e, nas pesquisas que fizemos, nos deparamos com a Viña Undurraga (Camino a Melipilla, km 34, Talagante).

Linda fonte na entrada da Viña Undurraga

Fundada em 1885 por Don Francisco Undurraga, é uma das vinícolas mais antigas do Chile e está bem no coração do Vale do Maipo, na fazenda Santa Ana em Talagante, uma cidadezinha na região metropolitana de Santiago, a 46,5 km da capital. Eu reservei nosso tour para às 10h15, diretamente pelo e-mail da vinícola (visit@undurraga.cl), então pulamos cedo da cama, tomamos nosso café da manhã no hostel e saímos às 8h30.

Caso você faça questão, é possível contratar um tour em uma agência que te busca no seu hotel, leva até a vinícola e traz de volta. Nós achamos um gasto desnecessário, então fomos por conta. É super tranquilo, nem nos perdemos: pegamos o metrô na estação mais próxima ao hostel e descemos na Estacíon Central (linha 1 vermelha). Olha aí um mapa do metrô de Santiago, que foi muito útil para nós.

Metrô de Santiago

Ao desembarcar, procuramos as placas de saída para o Terminal de Ônibus San Borja que fica ao lado da estação, no segundo andar de uma espécie de galeria com várias lojinhas. Lá procuramos pelos ônibus da Flota Talagante: eles geralmente estão parados nas plataformas 75 ou de 79 a 81. A passagem foi paga diretamente para o motorista (ele perguntou onde queríamos descer e cobrou de acordo com o local). Pedimos para descer na Viña Undurraga e ele nos deixou na porta.

Como já mencionei no post anterior, nem tudo nessa vida sai como o planejado. O micro-ônibus em que fomos para a vinícola estava caindo aos pedaços e ainda parou várias vezes ao longo do trajeto para embarcar e desembarcar passageiros. Resultado: a viagem demorou mais que os 50min previstos e chegamos à Undurraga às 10h45, meia hora atrasados para o nosso tour.

Por sorte, Nossa Senhora dos Viajantes estava olhando por nós e havia vagas no tour seguinte, que começaria ao meio-dia. Como tínhamos tempo, Resolvemos visitar a loja da vinícola e compramos vinhos, espumantes, lembrancinhas e chocolates artesanais.

O tour que escolhemos foi o “TourSibaris”, que é o clássico da Undurraga. Ele demora cerca de 1h15 e faz uma visita completa pelo lugar. No fim há uma degustação de três vinhos reserva. O melhor de tudo? Ganhamos de presente em uma caixinha linda a taça em que degustamos o vinho.

Caminho para os jardins, logo no começo do tour
Local de armazenamento dos vinhos
Uma das fotos divertidas tiradas pelo nosso guia, com a linda taça que ganhei
Felizes com nossas taças e caixinhas

Essa visita guiada acontece diariamente, em inglês e/ou espanhol e o guia que nos atendeu foi genial: respondeu às perguntas, fez brincadeiras, tirou fotos divertidas para nós. Os horários são 10h15; 12h; 14h e 15h30. Pagamos CLP 8.000 ou R$ 41 e saímos muitíssimo felizes de lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário