segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Palta

Desde que chegamos ao Chile, percebemos algumas peculiaridades interessantes em relação à alimentação deles, como a de não comer comida muito quente. Uma outra coisa que nos chamou a atenção é que em todas as refeições e em todos os restaurantes sempre há couvert de pães ou pelo menos um pãozinho acompanhando a comida.

Mas nenhuma dessas peculiaridades se compara à palta.

Quando voltamos de Valparaíso/Viña del Mar, escolhemos jantar em um lugar na mesma rua do nosso hostel, porque adoramos o nome: La Picá de Clinton (Calle San Antonio, 158). Caso alguém saiba uma tradução da palavra picá num contexto que faça sentido, me avise (e não, pelo que eu saiba, Clinton não tinha uma lança).

Não sei se você sabe, mas assim como há pão em toda refeição, os chilenos adoram colocar palta em tudo quanto é prato salgado. A palta nada mais é do que abacate. É, isso mesmo, eles colocam abacate nos pratos salgados. Não é o mesmo tipo que comemos por aqui, com limão e açúcar, mas não deixa de ser abacate e de ter gosto de abacate.

Mas, aventureiros como (acho que) somos, resolvemos provar algo com a tal da palta e escolhemos um “Sandwich Italiano”: pão, hambúrguer, queijo, tomate e... abacate! O lanche era enorme e não conseguimos comer tudo, mas gostamos do sabor e, apesar de diferente, é uma coisa que quem vai ao Chile tem que experimentar. Para beber, uma cerveja artesanal chilena, Kunstmann.

Um brinde!
Sandwich Italiano
Cardápio

2 comentários:

  1. Como assim uma tradução que faça sentido??? É justamente esse impróprio pra menores mesmo, hahahahaha

    ResponderExcluir