segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Redescobrindo Londrina: Templos Históricos

Como vocês devem saber, eu gosto de prédios históricos e igrejas. Sempre achei que são a melhor forma de conhecer realmente alguma cidade, sem contar a beleza que eles carregam. Londrina infelizmente, por ser uma jovem de 80 anos, não tem muitos exemplares, mas guarda algumas belas construções.

Eu não dei folga para o Gérson, afinal ele não havia viajado mais de 1.500 km para ficar trancado em casa. De manhã havíamos ido ao Parque Arthur Thomas e ao Lago Igapó. A tarde começamos nosso passeio pela Catedral Metropolitana de Londrina.

Catedral


A Catedral foi a primeira igreja construída em Londrina, mas passou por mais duas construções que acabaram por mudar totalmente sua forma original. A atual foi erguida em 1970 e possui um estilo moderno e diferente de todas as outras Catedrais que eu conheço.

A igreja fica bem no centro da cidade, na Travessa Padre Eugênio Herter, 33. Para chegar, basta pegar a Avenida Celso Garcia Cid sentido bairro-centro. Ao chegar na rotatória onde a avenida começa, já é possível ver a Catedral no final da alameda Manoel Ribas - não se preocupe em ficar perdido: qualquer londrinense sabe facilmente como chegar à Catedral, basta perguntar.

Caso você queira conhecê-la por dentro e a porta principal estiver fechada, não desanime. Há portas laterais que ficam abertas o dia todo. O altar é simples, mas majestoso e os vitrais na entrada ficam divinos quando olhados do lado de dentro, iluminados pelo sol.

Vista da frente da Catedral
Vitral
Nave Central


Santuário de Schoenstatt


Ao deixar a Catedral, lembrei que bem pertinho ficava o Santuário de Schoentatt, uma pitoresca capelinha nos jardins do Colégio Mãe de Deus, um dos mais tradicionais de Londrina.

Saindo pela porta lateral esquerda da Catedral, basta atravessar o bosque que fica do outro lado da rua que você chegará ao Colégio. Contorne a quadra e você estará no Santuário (a entrada é pela Rua Goiás).

O Santuário de Schoenstatt foi fundado pelo Padre José Kentenich em 1914, na Alemanha. O de Londrina foi o segundo Santuário construído no Brasil e centenas de pessoas passam por lá diariamente. É uma pequenina capela, mas que emana uma força surpreendente.

Santuário de Schoenstatt
Altar do Santuário


Mesquita Islâmica


Depois do Santuário, fomos ao Museu Histórico de Londrina, mas ele merce um post separado. Então vamos ao próximo destino, a Mesquita Islâmica.

Um pouco mais afastada do centro da cidade, a Mesquita Rei Faiçalfoi construída em 1968 por imigrantes muçulmanos que vieram do Oriente Médio e foi a segunda do Brasil.

É fácil chegar. Basta pegar a Avenida Celso Garcia Cid (a mesma usada pra chegar à Catedral), sentido centro-bairro. Após passar a Viação Garcia, virar na primeira a esquerda na Rua São Pedro, depois a segunda a esquerda na Avenida São João e por fim a primeira a direita na Rua São Marcos. Pronto. Lá estará se erguendo imponente a Mesquita no número 125.

Geralmente ela não é aberta a visitação, mas conheço algumas pessoas que tiveram sucesso em conhecê-la por dentro. Vale a tentativa.

Mesquita Rei Faiçal

2 comentários:

  1. Tive o sucesso de conhecê-la por dentro. É linda!

    Faltou o Templo da Igreja Presbiteriana Independente... Em 1937 foi construído um templo de madeira no terreno onde a Igreja está até hoje (Rua Mato Grosso, 806). O atual templo foi construído em 1952 e passou por uma reforma em 1987. É de estilo gótico (eu acho) e é lindo por dentro e por fora; também conta com belos vitrais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adoro esse templo, mas realmente não deu para ir desta vez! Prometo me redimir e incluí-lo assim que possível!

      Excluir