domingo, 20 de setembro de 2015

Redescobrindo Londrina: Lago Igapó

Ainda no primeiro dia da visita do Gérson a Londrina, resolvi levá-lo no cartão postal da cidade: o Lago Igapó. Não há londrinense que não conheça e não sinta orgulho desse lago que corta a cidade com sua exuberância.

É no Igapó, que em tupi significa "transvazamento de rios", que o londrinense faz atividade física, piquenique nos fins de semana, pesca, passeia. Mas acho que de tanto passar por ele, a gente acaba não o apreciando como deveria.

Meu passeio com o Gérson começou na barragem do lago. Para chegar lá, a maneira mais fácil é seguir pela Av. Duque de Caxias (basta perguntar e qualquer pessoa pode te indicar) e entrar na primeira rua à direita após o Centro Cívico. Após duas quadras você estará na barragem.

Tenho certeza que toda criança que olha para a barragem do Igapó sonha em brincar de escorregar. Eu sonhava. Infelizmente, como a maioria dos lagos urbanos do Brasil, as águas não são próprias para banho (olha aí a falta de responsabilidade com o meio ambiente de novo).

Barragem do Igapó, onde toda criança sonha em brincar de escorregar

Da ponte sobre a barragem se tem uma vista linda do lago com os prédios modernosos ao fundo. É de tirar o fôlego, se você para e realmente vê toda a beleza espelhada nas águas do lago. Depois, é só seguir pela pista de caminhada, ir andando e apreciando o visual.

Vista do lago (barragem)
Pista de caminhada na beira do lago
Vista do lago (pista de caminhada)

Chegando ao final da pista de caminhada, há um canal, onde vários gansos aproveitam o sol da manhã, nadam despreocupadamente, fazem muito barulho e parecem não se importarem com as fotos.

Canal
Mamãe ganso e seu filhote
Ganso nadando despreocupado
Gansos aproveitando o sol

O Lago Igapó não acaba aqui. Na verdade esse que visitamos é apenas um dos quatro lagos que há em Londrina. Todos eles são interligados e cada um oferece local para caminhadas, muito verde e muita beleza a ser apreciada. Se você tiver tempo, recomendo conhecer todos eles.

Um comentário:

  1. Ah, o Lago Igapó!!! Quando criança, a escola nos levava para passar uma tarde brincando lá... Quando adolescente, eu e amigos fazíamos pic pic e passava quase todas as tardes de domingo conversando em baixo das sombras das árvores. Quando minha filha era pequena, o passeio com ela nesse lugar encantador era obrigatório. Agora, ela já jovem, segue a tradição. Já eu, meu lugar preferido para fazer a caminhada diária.

    ResponderExcluir