sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Conhece o Parque Ecológico Dr. Daisaku Ikeda?

Sou capaz de apostar que 99,9% da população londrinense nunca ouviu falar do Parque Ecológico Dr. Daisaku Ikeda. Embora o parque seja relativamente novo - foi inaugurado no ano 2000 - não é desculpa para que os londrinenses não o conheçam.

Mais uma vez, foi minha profissão que me colocou em contato com o parque quando fui fazer uma reportagem lá em 2009 (confira aqui). Às vezes agradeço ter escolhido o jornalismo.

É muito fácil e rápido para chegar no Daisaku Ikeda. Basta pegar a Rodovia João Alves da Rocha Loures (aquela que dá acesso ao Distrito de Maravilha, passando pela Casa de Custódia e o Educandário de Londrina). Depois de uns 20 min pela rodovia você verá a entrada do parque.

A entrada é gratuita (outro motivo para você conhecer) e o parque funciona de terça a domingo, das 8h às 17h e, no período de horário de verão, das 9h às 18h.

O lugar é lindo, cheio de natureza e abriga as antigas instalações da Usina Três Bocas, a segunda hidrelétrica de Londrina, desativada em 1983 (já percebeu que Londrina tem vários pontos turísticos que envolvem usinas hidrelétricas?).

Os "restos mortais" da usina foram incorporados ao cenário do parque, propiciando uma linda vista do Ribeirão Três Bocas.

A primeira coisa que fizemos foi percorrer a passarela que atravessa toda a extensão do ribeirão e admirar as águas calmas de um lado e agitadas do outro, depois que elas passam pela barragem.

Ribeirão Três Bocas
Antiga barragem da usina
Águas agitadas após passarem pela barragem
Mirante

Passamos a manhã no parque e, como fomos durante a semana, a única companhia que encontramos por lá foi esse casal lindo de passarinhos.

Nossa companhia no parque

De cima da passarela também dá para ver o que eu chamei de "restos mortais" da usina. A água criou bastante lodo em volta do que ficou para trás, dando um ar de abandono e, ao mesmo tempo, do poder da natureza.

Restos da usina

Depois de percorrer a passarela, subimos (eu morrendo) no mirante que proporciona uma visão linda do parque e do ribeirão.

Ribeirão visto do mirante
Parque visto do mirante
Barragem vista do mirante

Para quem tem crianças, o Daisaku Ikeda pode ser uma ótima pedida. O parque tem uma área verde ideal para brincadeiras e piqueniques, com gramado e várias árvores.

Além disso, ainda conta com um parque infantil muito bacana - tão bacana que, é óbvio, eu também fui brincar (vou poupar vocês das fotos desastrosas que o Gérson tirou de mim enquanto tentava subir a rede de cordas do brinquedo).

Parque infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário