terça-feira, 22 de setembro de 2015

Redescobrindo Londrina: Museu Histórico

Na minha humilde opinião, o prédio mais bonito de Londrina é o que hoje abriga o Museu Histórico. Eu levei o Gérson lá após visitarmos a Catedral e o Santuário de Schoenstatt

Como acontece com a maioria das atrações da cidade, o Museu parece meio esquecido pelos pés-vermelhos, que passam por ele todos os dias indo e vindo do Terminal Urbano (que fica ao seu lado) sem realmente apreciar suas imponentes arquitetura e beleza.

O Museu Histórico de Londrina ocupa, desde 10 de dezembro de 1986, o prédio da antiga Estação Ferroviária da cidade, que é um marco da origem inglesa da colonização do norte do  Paraná.

Para chegar lá saindo do Santuário de Shoenstatt é muito fácil: basta ir até a esquina e virar na primeira rua a esquerda, a Avenida Rio de Janeiro. Seguindo a rua até o final (cinco quadras) você estará frente a frente com o Museu, que fica na Rua Benjamim Constant, 900.

Fachada do Museu Histórico de Londrina

A visita é gratuita e o Museu funciona de terça a sexta das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h30 e sábados e domingos das 9h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Acervo


Como Londrina é uma cidade jovem e não tão grande assim, ao visitar o Museu, é preciso ter em mente que o acervo é bacana, mas nada comparado ao de grandes museus mundo afora.

A parte mais interessante do acervo é a que conta um pouco sobre a colonização da cidade e a cultura do café que movia toda a região norte do Paraná.

Réplica de uma mercearia da época da colonização de Londrina
Casa da época da colonização
Cultura cafeeira
Ferramentas utilizadas para derrubada da mata

Locomotiva


De todo o acervo do Museu, a peça que eu mais gosto é, com toda a certeza, a locomotiva modelo Baldwin 480, que fica nos fundos do prédio. Ela é de 1910 e foi restaurada para ficar em exposição.

Junto a ela, o compartimento para carregar lenha ou água e dois vagões completam a formação do trem, que para dar ainda mais realismo, está sobre trilhos de ferro. E sim, você pode subir para tirar fotos!

Não resisti e tive que tirar uma foto clichê

Nenhum comentário:

Postar um comentário