quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Turistagem básica pelo Centro Histórico de Santiago

No primeiro dia, gosto de andar meio sem rumo pelo centro histórico das cidades que visito. Com Santiago não foi diferente. Acredito que é impossível conhecer uma cidade de verdade sem conhecer sua história, então fomos andar pelo centro. Nosso hostel ficava no coração da cidade, então fizemos tudo a pé.

Claro que no roteiro que eu tinha elaborado previamente havia muito que visitar, mas na prática sempre acaba faltando algo. Começamos pela Plaza de Armas que é o marco zero da cidade: foi nesse ponto que Pedro de Valdivia fundou Santiago em 1541. Dizem que ela é linda e repleta de verde, mas quando fomos estava em reformas e cheia de tapumes. Enfim, imprevistos fazem parte de qualquer viagem e não pudemos aproveitar a praça.

O mesmo aconteceu com a Catedral Metropolitana de Santiago, construída em 1748 e que fica na Plaza de Armas. A fachada estava em reforma, mas conseguimos dar uma olhada por dentro. Ela é realmente maravilhosa, impossível não se apaixonar.

De lá seguimos para o Palacio de La Moneda, a sede da presidência da República do Chile. Ladeado por duas praças: ao sul a da Cidadania e ao norte a da Constituição, o palácio é em estilo neoclássico e foi projetado para ser a Casa da Moeda chilena. Foi construído entre 1786 e 1812 e o projeto foi do arquiteto italiano Joaquín Toesca.

Palacio La Moneda

No subsolo do Palácio está o Centro Cultural La Moneda. Como já estava escurecendo e não havia tempo de subir os famosos Cerro Santa Lucía e Cerro San Cristóbal, decidimos entrar. Gostamos muito das mostras exibidas e conseguimos aprender um pouco sobre a história chilena. O Centro funciona diariamente das 9h às 21h e a entrada para visitar a exposição principal que funciona das 9h às 19h30 custa CLP 5.000 ou R$ 25. Estudantes pagam meia.

Entrada do Centro Cultural La Moneda

Para jantar, paramos em uma pizzaria ali no centro mesmo. Tinha bastante gente dentro e parecia um bom lugar para comer. O problema é que me esqueci de pegar o nome do lugar, então vou ficar devendo essa. Pedimos uma pizza com presunto e cogumelos, que estava ótima. De sobremesa, um helado, também delicioso.


De barrigas cheias, fomos dormir cedo, porque no outro dia um lindo tour nos esperava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário