quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Um castelo em Marilândia do Sul

A pequena Marilândia do Sul, a cerca de 100 km ou 1h30 de Londrina, guarda um local cheio de história para contar: o Castelo Eldorado.

Eu não conhecia, mas quando fui fazer o roteiro para a vinda do Gérson à Londrina, lembrei que uma vez, há muitos anos, minha mãe havia comentado que gostaria de conhecer o tal castelo.

Juntei o útil ao agradável e num domingo de manhã pegamos a estrada rumo à Marilândia (fomos pela PR-445, sentido Tamarana). Levei minha mãe e o Murilo junto – ela, porque queria realmente conhecer, ele, nem sei por qual motivo.

Combinei a visita pela página do Facebook do Castelo. Ela pode ser feita aos sábados, domingos e feriados e custa R$ 20 por pessoa.

Depois de me perder por uma estrada de terra – que não era a que levava ao Eldorado, conseguimos chegar. Fomos recebidos por uma senhorinha que é caseira da propriedade e que nos mostrou os vários cômodos do local.

História


O Eldorado foi construído por João Henrique Stalhk, descendente de alemães, entre os anos de 1942 e 1947, na Fazenda República do Eldorado, de propriedade de sua família. Foi inspirado no Castelo de Wartburg, na Alemanha.

O Castelo


O castelo tem 2142 m² de construção, quatro andares, torres, telhados sobrepostos, sacadas, jardim suspenso, vidros franceses, lustres tchecos e seus aposentos e salões eram decorados em estilo neoclássico. Ele fica em um vale no pé da Serra do Cadeado, rodeado por um grande jardim, lago e muitas árvores.

O lugar ainda guarda várias lendas como a de que servia de refúgio a nazistas e de que é mal assombrado. Claro que o Eldorado não é um castelo propriamente dito, como esses de contos de fadas. Mas é realmente magnífico. Hoje, está desocupado e a propriedade está à venda.

Achamos uma pena o abandono do local, que ainda guarda móveis, objetos e cortinas originais. Ele, com certeza, poderia ser muito bem explorado turisticamente. Porque além da construção, a propriedade toda é um convite para o turismo.

Vista externa do Castelo
Castelo e um pedacinho do jardim
Cortinas, móveis e lustres originais 

Lago


Depois de visitar o Castelo, fomos passear pela propriedade, mais precisamente até o lago que fica nos fundos da construção e é um lugar tranquilo e excelente para fotos. As águas calmas formam um perfeito espelho d'água e refletem todo o verde da paisagem em volta.

Lago na propriedade do Castelo Eldorado

Cachoeira


Bom, eu amo cachoeira. Não importa o tamanho, a força das águas, a localização. Se você me chamar para ir a uma, com certeza a resposta será sim!

Eu não sabia que na propriedade do castelo havia uma cachoeira, mas a senhorinha que tomava conta da casa disse que podíamos visitá-la, bastava pegar uma estrada que margeava a propriedade e daríamos de cara com ela.

Mas como adoro aventura (um pouquinho) descemos até a cascata por uma trilha - ok, eu confesso que descemos porque eu não achei a estrada!

Bom, se minha mãe, que já é uma senhora e um casal com crianças pequenas que também estava por lá desceram, qualquer um desce. Menos eu, que ao tentar ajudar uma das garotinhas a descer, me estabaquei, com classe e fazendo pose, é claro.

Eu, estabacada, mas com classe

Vencida a trilha, que é pequena, nada assustadora, chegamos à cachoeira, que como toda cascata, é linda! Não é grande, pelo contrário, é perfeita para se refrescar em um dia de calor. Murilo não resistiu e tomou banho de roupa e tudo - e depois ainda veio me abraçar, deixando toda a minha roupa encharcada!

Início da queda d'água
Cachoeira
Murilo tomando banho de roupa e tudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário