sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Colonia del Sacramento, um paraíso tranquilo

Ah! Colonia del Sacramento é aquele tipo de cidade interiorana que eu passaria toda a minha velhice. Até o ar que se respira lá é mais tranquilo do que o das grandes cidades. E olha que Londrina-PR nem é tão grande assim.

A paixão por Colonia foi imediata, tanto para mim como para Mariana. Ao caminhar por suas ruas de paralelepípedos com suas casas centenárias era como estar em outa era.

A cidadezinha foi fundada em 1640, nas margens do Rio da Prata e hoje possui cerca de 25 mil habitantes. Passamos um dia lá e acredito ser suficiente para conhecê-la. Claro que se você tiver mais tempo para ficar, melhor, porque a cidade é encantadora.

Fizemos tudo a pé, sem correria. Fomos andando a esmo e conhecendo cantinhos incríveis pelo Centro Histórico da cidade, que aliás, é Patrimônio da Humanidade. A primeira coisa que fiz foi subir em uma árvore linda para tirar fotos - parecia uma criança. Aliás, adoro árvores!

Nossa primeira parada foi na antiga muralha que defendia a cidade, construída pelos portugueses no século XVIII. A muralha cercava a cidade e tinha uma única entrada, o Portão de Armas.

Ela foi destruída, mas boa parte foi restaurada para deleite da turistaiada. Nada como sentar e descansar nos bancos postados ao lado de suas ruínas, observando o Rio da Prata.

Muralha de Colonia
O outro lado da Muralha
Bancos ao lado da Muralha, lugar perfeito para descansar um pouco

Seguimos então para a rua mais emblemática dessa cidadezinha: a Calle de los Suspiros, com seu calçamento de pedras. Repleta de casinhas antigas, não há como não se encantar e, claro, suspirar, ao vê-las. Dizem que ela tem esse nome porque era um local de prostituição, mas meus suspiros foram mesmo de adoração!

Calle de los Suspiros

Assim, continuamos andando pelo Centro Histórico de Colonia, cada vez mais arrebatadas com as casinhas e os pequenos detalhes da vida cotidiana do lugar. Para onde olhávamos, uma nova (velha) construção chamava nossa atenção.

Havia a delicadeza selvagem das flores subindo pelas paredes, as construções inteiramente de pedra, as lâmpadas amarelas da iluminação pública e os nomes das ruas escritos em azulejos portugueses.

Flores enfeitando as paredes
Lâmpadas amarelas e azulejos portugueses
Casinha toda de pedras

Assim começou nosso passeio por Colonia, esse paraíso tranquilo no Uruguai. Na semana que vem, no nosso próximo post, terá mais sobre essa cidadezinha adorável!

Nenhum comentário:

Postar um comentário