sexta-feira, 16 de outubro de 2015

A magnífica Catedral de La Plata


Assim que Mariana e eu chegamos a Plaza Moreno, a principal de La Plata, logo fomos tomadas pela magnitude da Catedral da cidade. Nunca tínhamos visto uma igreja tão majestosa e imponente.

A cada passo dado, mais um pedacinho da igreja se descortinava. Primeiro suas torres, depois a fachada de tijolos. Cada detalhe da construção é grandioso e o conjunto acaba se tornando um verdadeiro deleite para os olhos.

Catedral de La Plata

Nós ficamos bastante tempo admirando cada pormenor, maravilhadas. Demos a volta pela Catedral, para não perder nada e fotografamos de cada ângulo possível, para que tudo ficasse devidamente registrado.

A Catedral de La Plata (Calles 14 e 15 e Avenidas 51 e 53) é a maior igreja gótica da América Latina e sua construção foi iniciada em 1884.

Torre direita da Catedral
Detalhe da fachada
Porta principal da Catedral
Laterais da Catedral

Ela é tão grande, com seus 120 metros de altura e 76 metros de largura, que seu nome está gravado no mármore da Basílica de São Pedro, em Roma, como uma das maiores do mundo - sua capacidade é de sete mil pessoas.

É possível acessar a torre esquerda (de quem observa a fachada), por um elevador inaugurado em 2002. Essa torre foi transformada em mirante e possui uma vista linda da Plaza Moreno e da cidade de La Plata.

O acesso ao elevador se dá através de um museu localizado no subterrâneo da igreja, o Museo Eclesiástico de la Fundación Catedral. Infelizmente, quando eu e Mariana fomos até lá, a igreja estava fechada para visitas, pois era segunda-feira.

Ficamos desoladas por não poder entrar na Catedral, mas para que não ocorra o mesmo com você, saiba que as visitas guiadas acontecem de terça a sexta, às 11h, às 14h30 e às 16h e duram aproximadamente 1h30. A visita contempla o interior da igreja, o museu e o mirante, mas no site da Catedral não há o preço.

2 comentários: