terça-feira, 6 de outubro de 2015

Centro Histórico de Buenos Aires: ao redor da Plaza de Mayo

Hoje vou continuar falando dos edifícios históricos que rodeiam a Plaza de Mayo, a principal de Buenos Aires. Dividi o post em duas partes (parte um, aqui) porque a quadra que rodeia a praça é repleta de prédios interessantes e importantes para a história argentina. Vamos a eles.


El Cabildo


Mas o que é cabildo? Um cabildo é uma corporação que foi utilizada para administrar as cidades coloniais espanholas na época da colonização. Era ele quem dava um ar de legalidade às cidades e onde a população resolvia problemas econômicos, políticos e administrativos.

O de Buenos Aires, cuja construção foi finalizada em 1610, fica na praça principal e, além de representar a cidade frente à Espanha, também serviu de prisão e foi o local em que foi declarada a Revolução de Maio de 1810.

Hoje, o edifício branco é ponto turístico e abriga o Museo Nacional del Cabildo y la Revolucíon de Mayo. Ele está localizado do lado oposto da Casa Rosada, na Calle Bolívar, 65.

Cabildo de Buenos Aires


Palacio de Gobierno


Ao lado do Cabildo, na Avenida de Mayo, 525 está o Palácio do Governo de Buenos Aires, construído entre 1891 e 1902. Com a quantidade de prédios históricos espalhados ao redor da Plaza de Mayo, ele geralmente passa despercebido pelos turistas, afoitos para chegar à Casa Rosada.

Não deveria. É um edifício muito bonito, projetado por arquitetos italianos, porém com muita influência da arquitetura francesa.

Palacio de Gobierno


Banco de la Nación Argentina


Ao lado da Casa Rosada, na Avenida Rivadavia com 25 de Mayo, fica o edifício do Banco de la Nacíon Argentina, construído em 1944. Totalmente composto por capital estatal, o banco foi fundado em 1891, pelo então presidente argentino Carlos Pellegrini.

O prédio se caracteriza por sua imponente fachada de pedra em estilo neoclássico. Por dentro, o piso é de granito e as paredes de cedro (não é permitido tirar fotos).

Banco de la Nación Argentina


Catedral Metropolitana de Buenos Aires


Na esquina da Avenida Rivadavia com San Martín está localizada a principal igreja católica da Argentina, a Catedral de Buenos Aires. Construída no mesmo local onde estava a primeira catedral da cidade, a atual mistura diversos estilos arquitetônicos, mas o que mais chama a atenção são suas 12 colunas romanas, representando os 12 apóstolos de Cristo.

Em seu interior está o mausoléu do General José de San Martín, cujas campanhas foram extremamente relevantes para a independência de países como Argentina, Chile e Peru.

A Catedral possui visitas guiadas, embora eu nunca as tenha feito, acredito que valham a pena.

Fachada da Catedral
Entrada e corredor central
Homenagem à independência
Altar principal
Mausoléu do General San Martín

Nenhum comentário:

Postar um comentário