quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Nenhum café é tão portenho como o Café Tortoni

No post de hoje resolvi voltar no tempo e falar sobre o Café Tortoni, o mais clássico café portenho. Quando fui com Mariana à Argentina, não conseguimos ir até lá, porém fui em duas outras oportunidades, com minha prima Odete.

Como o café é um ícone argentino, acho que merece um post dedicado a ele. Garanto que o estabelecimento é merecedor dessa singela homenagem.

Muito pouco se sabe sobre a origem do Tortoni. Sabe-se, com certeza, que ele foi inaugurado em 1858. No site do café, a versão é que um imigrante francês foi quem deu origem ao local e lhe deu o nome de "Café Tortoni" devido a um estabelecimento homônimo que havia em Paris no século XIX e onde a elite da cultura francesa se reunia.

Bom, eu sei que realmente havia um Café Tortoni em Paris porque na faculdade tive que ler "O Vermelho e o Negro" de Stendhal e ele o cita em sua obra - que diga-se de passagem, eu detestei.

O estabelecimento portenho, fica bem no coração de Buenos Aires, na Avenida de Mayo, 825 e lá funciona desde 1880.

Assim como o café parisiense, o Tortoni argentino também foi ponto de encontro de intelectuais. Foi lá que funcionou em meados do século passado o La Peña, um grupo fomentador e protetor das artes e das letras.

Havia tantos nomes notáveis frequentavam o café, que três ganharam uma mesa eterna no local. Figuras em tamanho natural do escritor Jorge Luis Borges, do cantor Carlos Gardel e da poetisa Alfonsina Storni - três das maiores figuras intelectuais argentinas - podem ser vistas em um dos cantos do Tortoni.

Jorge Luis Borges (sentado), Carlos Gardel (em pé) e Alfonsina Storni (sentada)

Outra coisa que torna o Tortoni um clássico são seus lustres, paredes repletas de quadros, vitrais no teto e paredes de madeira. Lá tudo contribui para os frequentadores viajarem no tempo.

Café Tortoni

A noite, shows de tango deixam a casa lotada, porém durante o dia ela também enche. Dizem que há filas de horas para entrar, ainda bem que quando fui, não tive que esperar, conseguimos mesas rapidamente.

Mas nem só da fama e dos shows de tango vive o Tortoni, o cardápio é divino. Nele você encontra de tudo, desde o simples cafezinho do dia-a-dia até refeições completas. A hamburguesa é um deleite para os olhos e o paladar, sem contar que é gigante! Fiquei espantada!

Olha a cara de espanto ao encarar a hamburguesa

O café da manhã servido no Tortoni também é uma atração à parte. Impossível não se encantar. Os preços não são muito amigáveis, mas nada exorbitante. Ainda mais porque uma visita ao Tortoni é praticamente obrigatória em Buenos Aires.

Café da manhã

2 comentários:

  1. Certo, onde estão os créditos da foto?
    ... "outras duas oportunidades"... ???? kkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! As fotos foram tradas por mim, com exceção da que apareço, que minha prima Odete tirou.

      Excluir