quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Um metrô, um edifício e um monumento em Buenos Aires

Depois que eu e Mariana passeamos pela Plaza de Mayo e pelos edifícios históricos que a circundam, levei-a para andar de metrô.

Você deve estar pensando que metrô é igual em qualquer lugar e, provavelmente, não contaria isso como passeio, mas sim como um meio de locomoção. Mas é aí que você se engana.

Quando visitei Buenos Aires pela primeira vez, minha prima Odete me levou para fazer o mesmo passeio e eu fiquei encantada com o trem que nos levou. Com Mariana também tive que fazer o trajeto.

O metrô de Buenos Aires foi o primeiro da América Latina, inaugurado em 1913. A estação chave é a Estación Perú, a primeira de todas. Fica bem próxima à Plaza de Mayo, na Avenida de Mayo, logo atrás do Cabildo.

Compramos nossos bilhetes (hoje o preço é 5 pesos ou R$ 2,05) e embarcamos num vagão que nos levou ao século passado, com seus bancos de madeira e luzes amareladas.

Vagão do metrô

Descemos cinco estações à frente, na Estación Congreso. Nosso objetivo era visitar um dos mais imponentes prédios argentinos e a praça que fica em frente a ele.

Congreso de la Nación

O Congreso de la Nacíon é a sede do Poder Legislativo argentino e onde ficam a Câmara e o Senado do país. Ele ocupa um prédio gigantesco inaugurado, após muitos atrasos, em 1906. A construção é em estilo greco-romano e é possível realizar visitas guiadas gratuitas ao local, porém não tivemos tempo para tanto.

Caso você prefira ir até lá andando, basta pegar a Avenida de Mayo (ela começa na praça homônima) e segui-la até seu outro extremo, uns 30 minutos de caminhada. Mas eu não perderia a oportunidade de andar no metrô.

Plaza del Congreso e ao fundo o Congreso de la Nación

Outra atração por lá é a tríplice praça em frente ao Congresso - são três praças, embora todos acreditem que se trata de apenas uma. Todo mundo a conhece como Plaza del Congreso e em seu centro há um original da obra "O Pensador", do famoso escultor francês Auguste Rodin.

A estátua foi a terceira das oito originais que o escultor fez e está assinada por ele. Foi encomendada pelo então diretor do Museu Nacional de Belas Artes em 1906 e originalmente deveria estar no alto da escadaria do Congresso, porém foi instalada na praça em frente. Os visitantes agradecem.

O Pensador e o Congreso de la Nación ao fundo
O Pensador

Mariana e eu ficamos com fome e nos sentamos numa mesinha em frente a um restaurante ali por perto. De onde estávamos, podíamos ver as praças e o Congresso.

Escolhemos o local porque havia vários argentinos sentados lá, então pensei que se os nativos frequentam, devia ser um bom lugar. Ledo engano. Pagamos caro e a comida não era boa - lição aprendida - ou quase.

Obelisco

Seguimos então para o Obelisco, que fica Plaza de la República, entre as Avenidas 9 de Julio e Corrientes, a uns 20 minutos a pé do Congresso. O monumento foi construído em 1936, para celebrar o 400° aniversário de Buenos Aires.

Assim como a Plaza de Mayo, o Obelisco é palco constante de protestos e manifestações e também local certo para comemorações futebolísticas. É lá que nossos hermanos se reúnem para comemorar os feitos da sua seleção.