segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Centro Histórico de Buenos Aires: Plaza de Mayo e Casa Rosada

Mariana e eu chegamos a Buenos Aires durante a manhã. Da rodoviária fomos direto para o Che Lagarto Hostel. Já disse que gostamos muito dessa rede de hostels, né? Além do atendimento e da localização, que são ótimos, o preço é muito em conta e eles ainda guardam nossas malas antes do check-in e após o check-out.

Em Buenos Aires, o Che Lagarto fica no charmoso bairro de San Telmo, a menos de 10min a pé do Centro Histórico. O hostel fica em um casarão antigo que foi reformado, com um elevador que parece ter centenas de anos, com aquela porta gradeada que você precisa abrir e fechar a cada subida ou descida - um charme a mais.

Então Mariana e eu deixamos as malas no hostel e fomos turistar pelo Centro Histórico de Buenos Aires, cheio de prédios e monumentos que nos remetem a uma outra era e a um outro continente: a Europa. Por isso, muitos dizem que Buenos Aires é um pedacinho do Velho Continente perdido na América do Sul.


Plaza de Mayo


A primeira parada foi na praça principal da cidade, onde estão algumas das mais antológicas construções argentinas: a Plaza de Mayo - que sempre foi o epicentro da luta política no país e cujo nome é uma homenagem à Revolução de Maio de 1810 que deu início ao processo de independência de algumas colônias sul-americanas.

No centro da praça fica a Pirámide de Mayo, construída em 1811 em homenagem ao primeiro aniversário da Revolução, e quase em frente à Casa Rosada, o Monumento ao General Manuel Belgrano, líder militar e o criador da bandeira argentina.

Até hoje a praça é palco de diversos protestos. Quando fomos visitá-la, não foi diferente e havia mais de um acontecendo por lá.

Plaza de Mayo
Pirámide de Maio
Monumentos na Plaza de Mayo
Protesto na Plaza de Mayo


Casa Rosada


É ao redor da praça que ficam alguns dos edifícios mais importantes do país. Aliás, é nessa praça que fica o principal prédio argentino: a Casa Rosada, sede do Poder Executivo da Argentina.

A Casa Rosada, obviamente, tem esse nome devido à cor de sua pintura. Ela ocupa toda a frente da praça, na Calle Balcarce, 50 e é possível realizar visitas guiadas tanto ao Palácio como ao Museu que há dentro dele. Nós não fizemos, mas caso você se interesse, mais informações podem ser obtidas aqui.

A primeira vez que a vi estava com minha prima Odete, que foi quem me apresentou Buenos Aires. Ela me levou para ver a Casa Rosada durante o dia e durante a noite, quando há luzes iluminando a fachada e a deixando mais magnífica ainda. Com a Mariana fiz o mesmo.

Casa Rosada
Casa Rosada atrás de grades de protesto que estavam no meio da Plaza de Mayo
Eu e a Casa Rosada a noite

Ainda há outros tantos edifícios históricos rodeando a praça, mas esses ficam para o post de amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário