quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Indo da Argentina para o Uruguai

Muita gente combina uma viagem à Argentina com uma viagem ao Uruguai. Mariana e eu não fizemos diferente, mas apostamos no trajeto contrário ao que a grande maioria dos turistas costuma fazer.

A maioria vai primeiro ao Uruguai e depois à Argentina, mas nós decidimos fazer diferente e fomos primeiro para a Argentina para depois ir ao Uruguai. O motivo? Principalmente a economia no trajeto.

Fomos de ônibus para Buenos Aires e não teríamos uma possibilidade tão barata se decidíssemos ir primeiro para Montevidéu. Além disso, de Montevidéu até Porto Alegre, onde mora grande parte da minha família, também poderíamos ir de ônibus, barateando muito o trajeto e, de quebra, ainda passaríamos alguns dias curtindo o Rio Grande do Sul.

Era a solução perfeita. Mas como ir da Argentina para o Uruguai? Avião? Ônibus? Carro? Não. Nossa escolha foi uma espécie de balsa ou ferry boat, mas que leva apenas passageiros e não carros como estamos acostumados a ver no Brasil.

Embarcação levando passageiros da Argentina para o Uruguai

Bom, a dica de usar esse meio de transporte foi nos dada pelo amigo, calouro e jornalista Pedro Crusiol - aliás, grande parte das dicas dessa viagem foi ele quem deu! Não sei se já agradecemos, mas obrigada Pedro!

Nosso destino seria a cidadezinha uruguaia de Colonia del Sacramento. Tanto Buenos Aires como Colonia são banhadas pelo Rio da Prata e ele seria nosso condutor.

Existem três empresas que fazem o trajeto: Buquebus, Seacat Colonia e Colonia Express. A maioria das pessoas só conhece a Buquebus, que é a maior e a que possui também um ferry boat que transporta carros, além de pessoas.

Em Buenos Aires mesmo, Mariana e eu pesquisamos as três companhias e optamos por aquela que teria o melhor preço quando viajaríamos, no caso a Seacat. Compramos as passagens pela internet mesmo, de forma rápida e fácil.

A empresa disponibiliza várias tarifas em duas classes. Como nosso objetivo era pagar mais barato, fomos de classe Turista e tarifa Econômica (hoje o preço é 127 pesos ou R$ 52).

Pegamos um táxi que nos deixou no local de embarque. O barco saiu às 8h do terminal da Seacat em Buenos Aires, que fica na Antártida Argentina, 821 em Puerto Madero e chegou às 9h no Puerto de Colonia del Sacramento.

A viagem foi muito tranquila. Como cruza países diferentes, a embarcação tem até Duty Free, mas não achamos nada com preço interessante para comprar.

Desembarcamos no porto de Colonia e, antes de passear, fomos comprar nossas passagens para Montevidéu. O porto e a rodoviária são muito perto um do outro, por isso fomos a pé mesmo, com malas e tudo.

Compramos as passagens para a noite daquele mesmo dia e aproveitamos para guardar nossas malas em um local próprio para isso - que deve ter um nome específico, mas que eu não lembro.

Eles cobram um preço (caro) e cuidam da sua bagagem para que você possa transitar pela cidade sem problemas. Como não pernoitaríamos em Colonia, foi a solução que encontramos.

Assim iniciamos nossa estada no Uruguai - país que logo aprendemos a amar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário