quarta-feira, 2 de março de 2016

Sitges: destino de praia, arte e gastronomia

Viajar não é apenas visitar novos lugares, mas principalmente entrar em contato com pessoas e, por meio delas, conhecer novas culturas. As pessoas que você encontra durante uma viagem podem mudar sua perspectiva sobre um lugar ou ideias previamente estabelecidas. Mas boas conversas com desconhecidos em mesas de bar, filas pra atrações turísticas, bancos de praça ou albergues também podem render ótimas dicas de passeios.

Foi assim que descobri a adorável Sitges, cidade praiana que fica 35 km de Barcelona. Antes de ir pra Espanha tinha planejado conhecer algumas cidades vizinhas, mas chegando lá fiquei preocupada com o curto tempo em Barcelona e não queria um destino em que precisasse passar a noite. Como as duas canadenses que conheci num restaurante me contaram que Sitges ficava a apenas 40 minutos de trem, foi a escolha perfeita para um bate e volta no mesmo dia.

Os trens para lá partem das estações Estacio de França, Passeig de Gracia ou Sants a cada 20 minutos. Como era domingo, os vagões estavam bem lotados. Todos querendo aproveitar o calor em uma das 17 belíssimas praias de Sitges! A cidade é destino turístico de europeus e norte-americanos há muitos anos, graças também à sua grande tradição artística e cultural.

Foi só começar a caminhar pelas ruazinhas estreitas que já me apaixonei pela arquitetura e atmosfera de cidade pequena que parece estar constantemente decorada com flores em suas varandas habitadas por sortudos moradores. Restaurantes com deliciosa gastronomia, lojas cheias de souvenirs com design único e criativo, prédios antigos e uma bela costa mediterrânea: composição mais do que perfeita!

Ruas de Sitges
Muito amor por essas pessoas que decoram a cidade com cuidado diário e tornam o caminhar ainda mais colorido

Logo ao sair da estação de trem, vi um posto de informações turísticas e corri lá pra garantir meu mapinha (que eu insisto em pegar em todas as cidades que passo, mesmo tendo uma séria dificuldade para lê-los, haha). O pessoal foi super simpático e disse que naquele final de semana a cidade estava sediando o festival "Sitges Tapa a Tapa". 

O festival consistia em uma promoção promovida pelos restaurantes e bares da cidade, na qual eram servidos uma tapa e uma cerveja por apenas 2,50 euros. A ideia era fazer os visitantes percorrerem vários bares provando os aperitivos, conhecendo a cidade e se embriagando de leve. E posso dizer que a meta foi concluída com louvor! hehe. No site de turismo da cidade você pode acompanhar a programação de outros eventos como esse e demais festividades.


Chegando na praia
Coqueiros na beira-mar

Na própria orla é possível avistar a Igreja de Sant Bartomeu y Santa Tecla. Em estilo barroco, a igreja construída no século XVII fica no topo de escadarias que começam praticamente na praia.

Igreja de Sant Bartomeu y Santa Tecla

Apesar de pequena, Sitges possui quatro museus: Cau Ferrat, Maricel, Romàntic e Fundació Pere Stämpfli. Esse site reúne informações de horários de funcionamento de todos os museus da cidade. Eu visitei o Palau Maricel e o Museu de Maricel, um palácio construído pelo americano Charles Deering e seu museu destinado a abrigar uma rica coleção de arte medieval. Uma das principais atrações do palácio, no entanto, não está no seu acervo, mas sim na vista privilegiada do mar Mediterrâneo! A entrada no palácio custa 5 euros, e no museu, 10.

Museu Maricel
Entrada do Palau Maricel
Pátio de entrada do palácio
Salão no interior do palácio
Terraço do Palau de Maricel

Pra encerrar esse post, nada melhor do que imagens do belo Mar Mediterrâneo que banha as praias de Sitges.

Poucos corajosos encaram as frias águas do Mediterrâneo (eu mesma não fiquei muito tempo no mar... hehe)

Nenhum comentário:

Postar um comentário