segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Pelas ruas de Barcelona

Andei por Barcelona enquanto ia de uma atração turística para outra. E talvez essa seja a mais querida lembrança que trago de lá. A atmosfera da cidade é contagiante: animada e relaxante ao mesmo tempo. Deu pra entender bem a reação de encantamento das pessoas na Irlanda e Inglaterra quando eu falava que ia pra lá: automaticamente abriam um sorriso e relaxavam os músculos ao ouvir o nome da capital catalã :) Resolvi reunir em um só post as fotos e descrições dos cantos por onde caminhei na cidade.

Começando pela Catedral de Barcelona, por onde passei duas vezes e em nenhuma delas consegui entrar (um dia estava de shorts e no outro estava correndo mesmo... hehe). De acordo com a história oficial, em 599 já havia documentação da existência de uma igreja no local. A antiga catedral resistiu às invasões árabes e só foi substituída em 1058, com uma nova. A construção da atual catedral, em estilo gótico, teve início em 1º de maio de 1298 e foi finalizada no começo do século XV.

Grupos dançando em frente à Catedral
Catedral de Barcelona

Em frente à Catedral fica uma feira de rua dessas que amamos, com antiguidades e diversos souvenirs. Ao lado, um monumento faz homenagem ao nome da cidade cercado por ruínas de antigas construções. É a moderna e histórica Barcelona!

Feirinha em frente à Catedral
Quase coube o nome todo... hehe

Seguindo pelas ruas, um dos pontos que definitivamente não faltará no percurso é a Plaça Sant Jaume. Eu, particularmente, nem notei que era uma praça ao chegar lá, haha. Na verdade, é um ponto no centro do Barri Gòtic que concentra o poder político da Catalunha. De um lado fica o Palau Generalitat e do outro o Ajuntament (ou prefeitura) de Barcelona. A estação de metrô mais próxima é a Jaume I, da linha 4, mas eu fiz tudo caminhando mesmo.

Palau de la Generalitat é a sede do governo da Catalunha. No interior, o prédio apresenta aspectos de vários estilos arquitetônicos pelos quais passou ao longo dos anos. O local é aberto para visitações no segundo e quarto domingo de cada mês (exceto em agosto), das 10h às 13h30. A visita é gratuita, mas é preciso fazer um agendamento pelo site. A propriedade foi adquirida em 1400 para se tornar sede do governo, mas foi no século XVI que começou a ser reformada e ampliada.

Palau de la Generalitat visto da  Plaça Sant Jaume

Bem em frente, fica a Casa de la Ciutat, o prédio da Prefeitura de Barcelona (ou Ajuntament no nome local). O estilo do prédio também segue a linha neoclássica e tem um relógio que marca a fachada, junto com esculturas do rei Jaume I e de Joan Fiveller. Bandeiras da Espanha e da Catalunha marcam o topo de ambos os prédios da Plaça Sant Jaume.

A prefeitura também é aberta para visitas aos domingos, entre às 10h e 13h30. A visita é gratuita e permite conhecer os salões e o hall principal do prédio, decorado com obras de artistas como Miró e Pablo Gargallo. O site da Prefeitura de Barcelona é muito bom, repleto de informações sobre a cidade, dicas culturais e turísticas.

Ajuntament (prefeitura) de Barcelona

Ainda no Barri Gòtic contamos com a ajuda de um morador local para nos indicar o caminho por entre alguns dos prédios mais antigos da cidade até Carrer Paradís, que reserva um escondido pátio medieval com quatro colunas no Templo de Augusto, com mais de 2 mil anos. Quando cheguei lá já era tarde e o acesso estava fechado, mas mesmo assim deu para ter uma ideia da rara antiguidade que me cercava. 

Indicação do caminho para as colunas

No dia seguinte, troquei o Barri Gòtic pelo Raval. No final da Rambla lá estava ele, o Gato, de Fernando Botero. A escultura em bronze do gato gorducho e com feições amistosas já se tornou símbolo da cidade. Adquirido pela prefeitura em 1987, o Gato ficou perambulando pelas ruas de Barcelona até 2003, quando encontrou sua posição atual (e definitiva).


El Gato

El Raval fica na Cidade Velha e é fruto da expansão das muralhas medievais da cidade. Segui meu percurso por lá e só vi belezas!


Depois segui em direção ao Parc de la Ciutadella, na região central de Barcelona. Lugar lindo, cheio de pessoas passeando com animais, fazendo piqueniques e simplesmente aproveitando o dia leve de calor. Lá estão concentrados o Arco do Triunfo catalão, o Castelo dos Três Dragões, o Parlamento da Catalunha e um instituto de educação. Além disso, o Zoológico de Barcelona fica bem ao lado. 

A área foi uma fortaleza criada pelo rei Felipe V no século XVIII, após a guerra de sucessão espanhola. Em 1869 tornou-se um parque. Para chegar lá é só pegar a linha 1 do metrô e descer na estação Arc del Triunfo.

Castell dels tres dragons
Apresentação artística em frente ao Arc del Triunfo
Monumento al General Prim, em frente ao zoológico

Para encerrar um dia (ou todos os dias) de caminhada, nada melhor do que a agitada e bela orla marítima de Barcelona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário