sexta-feira, 20 de maio de 2016

Punta del Este além das praias

Aproveitei o tempo chuvoso em Punta del Este para conhecer o Museo Ralli. Inaugurado em 1988, o museu reúne acervo de quadros e esculturas de artistas latino-americanos e alguns europeus. O museu integra a Fundação Ralli, organização sem fins lucrativos criada para estimular a arte e promover artistas latino-americanos. A fundação foi criada pelo casal Harry e Martine Recanati. Além de Punta del Este, há outros museus Ralli em Santiago, no Chile; Caesarea, em Israel; e Marbella, na Espanha.


O prédio projetado pelos arquitetos uruguaios Marita Casciani y Manuel Quinteiro tem mais de 6 mil metros quadrados e é cercado por uma ampla área verde. Bem ao centro, o visitante encontra um pátio interno em forma de pentágono. O local é repleto de esculturas em tamanho real de autoria do inglês John Robinson, o Conjunto de niños.

Conjunto de niños

Entre janeiro e março o museu funciona de terça a domingo, mas no restante do ano abre somente nos finais de semana. Os horários variam conforme o dia e a época do ano, por isso é melhor conferir no site antes de seguir para lá. A entrada é gratuita e as fotos são liberadas. O prédio fica no bairro Beverly Hills (isso mesmo - quando chegar lá vai notar que a região é repleta de mansões), que fica um pouco distante do centro. Eu precisei pegar um táxi até lá. Mas se não estiver chovendo uma ótima opção é fazer um agradável passeio de bike. 

Uma das alas internas do museu
Obra do argentino Ricardo Carpani
Ao sair do museu encontrei Ariane e Fred, os amigos do hostel que estavam fazendo city tour. Não gosto muito da ideia de fazer esse tipo de passeio, mas como a chuva não dava trégua e minha outra opção seria voltar ao hostel, embarquei com eles até Punta Ballenas. Afinal, nunca é demais ver Casapueblo. O guia foi muito gente boa (o que é sinônimo de uruguaio) e topou me levar sem cobrar nada, pois já tinha feito 80% do passeio.
Punta del Este vista do alto
Pôr-do-sol em Punta Ballenas

Eu já tinha visitado Casapueblo em 2013 com a Marina, e por isso, optei por não entrar dessa vez. Enquanto aguardava o pessoal do tour fazer a visita, fiquei caminhando ao redor e apreciando a vista. Casapueblo foi a morada do artista uruguaio Carlos Páez Vilaró é nossa menina dos olhos no Uruguai. Marina conta tudo sobre esse lugar incrível nesses posts aqui e aqui.

Entrada de Casapueblo

Depois de voltarmos para Punta del Este, fomos no pub Moby Dick. A cidade estava vazia e o pub lotado! O que acho que já é um indício de como o lugar é bacana. Em Punta há muitas opções de baladas, especialmente com uma pegada mais eletrônica, sendo que uma das mais famosas funciona no Casino Conrad. Mas eu não curto esse estilo de música e sempre caço um pub quando estou viajando, hehe. Esse fica na Rambla Artigas, bem na área do porto de Punta del Este.

Nenhum comentário:

Postar um comentário