segunda-feira, 23 de maio de 2016

Despedida de Punta del Este: Plaza del Faro

Minha previsão inicial era ficar em Punta del Este até terça, saindo logo pela manhã em direção a Montevidéu. A ideia de passar mais noites na região era conhecer a belíssima Cabo Polônio. Mas o sonho de me aproximar dos lobos marinhos e admirar a incrível paisagem de natureza praticamente intocada foi adiado pela chuva. Sendo assim, parti para a capital uruguaia ainda na segunda-feira. Tudo bem. Em um próximo verão eu volto. Afinal, Uruguai nunca é demais :)

Havia uma possibilidade da chuva dar uma trégua no meu último dia em Punta del Este. Então levantei cedo, deixei as malas prontas, fui até a rodoviária e comprei a passagem para Montevidéu num ônibus que saía na hora do almoço. Assim, eu tinha algumas horas da manhã para garantir a visita ao farol da cidade. Se eu não garantisse uma foto do El Faro a Marina me mataria.

Pouco menos de 3km separavam o hostel da Plaza del Faro. Para chegar lá fui caminhando, intercalando as ruas da cidade com a rambla da Playa Mansa. Próximo ao porto me deparei com esse totem construído em 1962 pelo escultor italiano Julio Tixe. A obra faz homenagem ao educador uruguaio Marcos Sastre e tornou-se Bem de Interesse Patrimonial da Intendência de Maldonado no início desse ano.

Totem que homenageia Marcos Sastre

Logo ali ao lado está o porto de Punta del Este, que tem o nome oficial de Puerto Nuestra Señora de la Candelaria. Aí foi só apreciar a paisagem, que consegue ser linda mesmo com o tempo nublado. Fiquei imaginando como a paisagem e, principalmente, a movimentação da região deve se transformar completamente no verão. Pelo tanto de foto já dá pra perceber que parei tantas vezes pra apreciar a paisagem que na volta quase tive que correr para não perder o ônibus, hehe.

Panorâmica do porto

Cheguei até o extremo da península e aí subi algumas quadras para chegar a Plaza del Faro, que fica entre as ruas El Faro e 2 de Febrero. A praça concentra El Faro, a Iglesia de la Candelaria e ainda uma estação meteorológica. Construído por Tomás Libarena, o farol é a construção mais antiga da cidade e sua história é um tanto quanto inusitada: inicialmente construído na Isla de Lobos em 1858, foi trazido para Punta del Este em 1860. 

El Faro

Do outro lado da praça, lá esta ela, a delicada Iglesia de la Candelaria. O local foi sede da primeira capela da cidade, inaugurada em 1911. Passou por remodelações em 1922 e em 1942 foi demolida para dar início a construção do atual prédio da igreja, concluído em 1950.


Iglesia de la Candelaria
Lateral da igreja



Nenhum comentário:

Postar um comentário