sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Casapueblo, a minha menina dos olhos

A primeira vez que ouvi falar da Casapueblo eu estava passando férias em São Lourenço do Sul-RS com minha família. Minha prima Odete foi com alguns amigos de carro até o Uruguai e voltou falando maravilhas do lugar. Isso sem falar nas fotos.

Foi amor a primeira foto. Aí decidi que quando fosse ao Uruguai, iria conhecê-la pessoalmente. Não abriria mão de jeito nenhum de ir até a Casapueblo.

Mas afinal, o que é a Casapueblo? É uma casa, ou melhor, uma cidadela desenhada e construída pelo conceituado e renomado artista plástico uruguaio Carlos Páez Vilaró, que faleceu em 2014, aos 90 anos, em sua amada casa.

Era na parte mais alta da construção que ele morava e mantinha seu ateliê. Atualmente, a Casapueblo abriga um museu, uma galeria de arte, um restaurante e um hotel e é um lugar muito concorrido para apreciar o pôr-do-sol.

A construção, iniciada em 1958 e terminada 36 anos depois, foi erguida ao redor de uma casa de lata chamada La Pionera e, posteriormente, foi sendo revestida com madeiras de naufrágios. Anos depois o artista a foi pintando de branco, para contrastar com o azul do céu e do mar.

Sua estrutura curiosa lembra as das construções na costa mediterrânea de Santorini, ilha grega oficialmente conhecida como como Tira - muito embora Vilaró costumasse dizer que ela era baseada em um forneiro, pássaro típico do Uruguai e que por aqui é conhecido como joão-de-barro.

Para chegar

Enfim começamos nossa odisseia para chegar à Casapueblo quando descobrimos que descemos do ônibus no lugar errado, teríamos que pegar (e pagar) outro ônibus e andar um bom tanto para ir até ela.

Compramos as passagens, demos uma voltinha em Punta del Este - mais precisamente até o Monumento Al Ahogado - e partimos para Punta Ballena, que fica a 15km do centro de Punta del Este.

Dessa vez, pedimos ao motorista para nos avisar onde descer, mas mesmo tendo descido no lugar certo, tivemos que perguntar novamente como fazíamos para chegar ao nosso destino.

Andamos cerca de 2km para chegarmos, sem ter certeza de que estávamos indo para o lugar certo porque não conseguíamos ver a casa. Mas enfim avistamos uma placa que nos informou que o lugar era aquele!

Logo no fim da rua que nos leva à Casapueblo, há o mirador de Punta Ballena, que rende ótimas fotos, com a outa Punta, a del Este, ao fundo.

Punta del Este, vista de Punta Ballena

Fomos à recepção super empolgadas quando descobrimos que a Casapueblo não aceitava cartão para pagar a entrada que dava direito a visitar parte de suas dependências. Tínhamos ido com pouco dinheiro porque pretendíamos ou sacar por lá ou usar cartão. A grana de nós duas não pagava a entrada.

Ainda bem que sabe-se lá Deus o motivo, nós ainda tínhamos um pouco de pesos argentinos na carteira e a recepcionista aceitou que pagássemos a entrada com eles. Ela era brasileira, então provavelmente deve ter entendido nosso drama.

Assim, finalmente eu estava conhecendo minha menina dos olhos e ela não me decepcionou. Como esse texto está muito grande, vou falar mais sobre a Casapueblo no próximo post. Não percam!