sexta-feira, 10 de junho de 2016

Um suntuoso palácio e um mercado moderno

Como nós Maris amamos feirinhas de rua, nós também adoramos aqueles mercados no estilo Mercado Municipal de São Paulo - que já visitamos aqui e aqui. Em Montevidéu, eu sabia da existência do Mercado do Porto - também falamos dele nesse post. Mas foi só quando o Strozi, um amigo brasileiro que está morando no Uruguai, me convidou para almoçar no Mercado Agrícola de Montevidéu que fui descobrir essa nova maravilha.

Peguei o ônibus que ele me indicou e perguntei para outros passageiros em que ponto deveria descer. Quando faltavam apenas dois pontos, o ônibus passou por uma rotatória e ficou parado um tempo no semáforo. Foi o necessário para me apaixonar por uma construção incrível, eu diria até incomparável com o que tinha visto até então na capital uruguaia. Não hesitei e desci logo ali mesmo, no ponto que fica em frente ao Palácio Legislativo!

O palácio foi construído entre 1908 e 1925 e inaugurado no dia 25 de agosto em celebração aos 100 anos da Declaração de Independência do Uruguai. O local é sede do parlamento, o Poder Legislativo do Uruguai, dividido em Cámara de Representantes e Cámara de Senadores. Na hora em que desci ainda não sabia do que se tratava o prédio, mas pude concluir sua importância diante de tanta magnitude. Não é à toa que foi declarado Monumento Histórico Nacional em 1975. 

Em estilo neoclássico, o prédio tem três andares e um subsolo, ocupando uma área de cerca de 8 mil metros quadrados. Cada uma das estátuas acima das colunas representa uma atividade do país: agricultura, arquitetura, comércio, direito, escultura, física, indústria, matemática, medicina, música, pintura e poesia. É possível fazer uma visita guiada ao interior desse suntuoso palácio. As visitas ocorrem de segunda a sexta, das 10h30 às 15h, e custam 3 dólares. Para quem, como eu, não conseguiu fazer o tour enquanto estava lá, dá pra ter uma ideia do interior do prédio pelo Tour Virtual.







Depois de morrer de amores pelo palácio, atravessei a avenida de las Leyes e segui pela avenida General Flores. Passei pela Plaza Primero de Mayo, bem em frente ao palácio, e depois por outro campus da Universidad de la República, até chegar na rua Martín Garcia. Aí foi só entrar à direita e dar de cara com o Mercado Agrícola de Montevideo.

Estátua na praça Primeiro de Maio
Logo ao chegar ao mercado, já encontrei o amigo Strozi  e ele foi me mostrar uma vitrine repleta de cortes de carne. Coisa mais uruguaia impossível, haha. Encontramos com a Romina, amiga argentina que estava se despedindo da cidade naquele dia, e decidimos tomar uma cerveja na famosa Cervejaria Artesanal Mastra. O lugar tem ótima decoração e diversas opções de ótimas cervejas artesanais produzidas por ali, algumas com referências de cervejas típicas de vários países.

Depois, demos uma volta pelo mercado que tem mais de 100 estabelecimentos comercializando frutas, verduras, embutidos, carnes, queijos, azeites, temperos, doces de leite, alfajores... além de acessórios e lembrancinhas. Tudo bem típico e notadamente uruguaio. O prédio conta ainda com uma praça de alimentação com opções que vão desde algo mais parecido com fast-food até restaurantes sofisticados, mas todos mantém a proposta de servir gastronomia típica uruguaia ou internacional. Aceitei a dica do amigo e almocei no restaurante cubano Chekere Cuba. Delícia de comida e atendimento mais simpático impossível! 

A história do mercado é bem interessante. A primeira impressão é de que ele acabou de ser inaugurado - praticamente o oposto do Mercado do Porto. Todo moderno, amplo, iluminado, limpo, com wifi. Mas na verdade o prédio é centenário e foi construído entre 1906 e 1913. Em 1999 foi declarado Monumento Histórico Nacional. Mas ao longo dos anos o local foi se deteriorando e sendo abandonado. Foi então que em 2008 o governo deu início a um grande projeto de revitalização do prédio, que só foi reaberto em 2013. O mercado fica na rua José L. Terra, 2.220, e funciona todos os dias, das 8h às 22h.

Fachada do Mercado Agrícola de Montevidéu

Almoço cubano precisa incluir uma Cuba Libre ;)

Pausa para foto de tanta carne
Deliciosa cerveja artesanal uruguaia




Nenhum comentário:

Postar um comentário