sexta-feira, 3 de junho de 2016

Plaza Independencia: o coração de Montevidéu

Como disse no último post, passei pela Plaza Independencia para encontrar um amigo e seguir passeando por Montevidéu. A praça, inaugurada em 1840, é o principal ponto turístico da capital uruguaia. Ela abriga um mausoléu subterrâneo com os restos mortais do General Artigas, sobre o qual está a mais famosa estátua em sua homenagem. Construída em 1923, ela é obra do italiano Angelo Zanelli.

Geograficamente, a praça está em uma posição estratégica: ela separa o Centro da Ciudad Vieja. Enquanto estava lá esperando o Daniel comecei a notar uma movimentação de guardas usando vestimenta dos dragões, os Blandengues. O Cuerpo de Blandengues de la Frontera de Montevideo, do qual Artigas fez parte, foi criado em 1797 para proteger a fronteira norte do país. Não demorou muito para ouvir a banda tocando para a cerimônia de troca da guarda.

Plaza Independencia
Estátua de Artigas
Blandengues realizando cerimônia de troca da guarda 

Ao seu redor ficam os prédios da Torre Executiva, sede do Poder Executivo do país, e o Palácio Estevez, que hoje abriga um museu. Além disso, ali também estão alguns dos prédios mais emblemáticos da cidade, como o Teatro Solís - descrito nesse post -, o Palacio Salvo e a Puerta de la Ciudadela.

Quando foi inaugurado, em 1928, o Palacio Salvo era o prédio mais alto da América do Sul. O projeto do italiano Mario Palanti possui 95 metros de altura distribuídos em 27 pisos. Por 200 pesos uruguaios é possível fazer uma visita guiada por dentro do prédio, que sai às terças e quintas-feiras, às 16h. O tour dura cerca de 2 horas até o terraço. Lamentavelmente, eu não sabia disso enquanto estava lá... 

Alguns dias depois, quando conversava com um amigo brasileiro que vive em Montevidéu descobri algo inusitado: atualmente o Palacio Salvo pode ser a morada de qualquer um de nós. Isso mesmo, como parte dele funcionou como hotel na época da inauguração, lá existem vários apartamentos para locação! É algo como, "vamos ali na minha kitnet, fica num palácio", haha.

Palacio Salvo

A Puerta de la Ciudadela é um marco, ainda em pé, da muralha que cercava a parte mais antiga cidade e que foi demolida em 1829. Uma coisa interessante de revisitar certos lugares é notar as mudanças que ocorreram ao longo do tempo, reencontrar pontos curiosos, descobrir coisas que não havia notado antes e, ao mesmo tempo, ter um olhar afetivo sobre o local. Em um dos prédios ao lado da praça ficava o antigo Che Lagarto onde Marina e eu nos hospedamos da primeira vez que visitamos Montevidéu. Hoje o prédio está abandonado, mas não resisti de tirar uma foto nostálgica.

Puerta de la Ciudadela

Esse prédio branco é o antigo hostel e foi dessa sacada no primeiro andar que vimos Montevidéu pela primeira vez

Nenhum comentário:

Postar um comentário