quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Punta del Este, o balneário preferido dos uruguaios

Sempre ouvi falar maravilhas sobre Punta del Este, o badalado balneário uruguaio, que é considerado um dos mais luxuosos e famosos do mundo.

A cidade, fundada em 1829 como nome de Villa Ituzaingó, é banhada tanto pelo Rio da Prata como pelo Oceano Atlântico. O nome da cidade se deve exatamente pelo fato dela ser a ponta oriental do Uruguai. Sua extremidade marca a divisão entre o rio e o mar.

Punta del Este é frequentada pelas elites uruguaia e argentina e, de uns tempos para cá, pela brasileira também. Mas não se engane, você vai encontrar muita "gente como a gente" por lá.

Mariana e eu fomos ao Terminal Tres Cruces e pegamos um ônibus da Copsa para lá. As passagens de ida e volta custam (atualmente) 256 pesos ou cerca de R$ 33. Nossa viagem durou em torno de 2h. Desembarcados na rodoviária de Punta e fomos pedir informações sobre como chegar à Casapueblo - minha menina dos olhos dessa viagem.

Fomos informadas de que deveríamos ter descido em Punta Ballena, uma pequena península que fica antes de Punta del Este. Quase tive um treco. Como pude cometer um erro desses?

Resultado: tivemos que pegar outro ônibus e voltar um pedaço do caminho para ir até lá. Decidimos ir primeiro à Casapueblo e depois voltar para curtir Punta - mas vou tratar de nossa visita à casa em um post separado.

Monumento Al Ahogado

Voltando à Punta del Este, nossa primeira visão foi a do Monumento al Ahogado (Monumento ao Afogado), também conhecido como La Mano (A Mão), Los Dedos (Os Dedos) e Hombre Emergindo a la Vida (Homem Emergindo à Vida), como foi originalmente chamada pelo seu autor.

A escultura do artista chileno Mario Irrazábal foi feita em 1982 durante o primeiro Encontro Anual Internacional de Escultura Moderna ao Ar Livre e, desde então, é uma das atrações-símbolo de Punta.

Ela fica na altura da Parada 1, na Playa Brava. Da rodoviária até lá são cinco minutos a pé. Inclusive fomos antes de ir para Punta Ballena porque tínhamos algum tempo antes do nosso ônibus sair.

Se você, assim como eu, quiser tirar uma foto apenas do monumento, sem toda aquela turistaiada posando para fotos, desista. Ainda mais durante a temporada. O melhor que consegui foram fotos com dois ou três turistas. Isso porque tentei com afinco uma foto sem ninguém.

Monumento Al Ahogado

A praia

Bom, vamos falar do que importa realmente em Punta del Este, a praia. Sei que pode ser cruel, mas vou dizer de uma vez: ela é péssima. Fica muito aquém das praias brasileiras. Para quem mora em um país com um litoral tão maravilhoso quanto o nosso, curtir uma temporada em Punta, para aproveitar o mar não vale nada a pena.

Se você for para conhecer, ir a restaurantes bacanas, curtir as baladas agitadas da cidade, ainda vá lá, mas se quiser ir mesmo para torrar na areia, tomar banho de mar, prepare-se para uma grande decepção.

Claro que é tudo muito lindo, isso não há como negar. Mar azul, sol, verão. Perfeito para as fotos!

Mar de Punta del Este (vista a partir de Punta Ballena)

Mas vamos para a prática. Primeiro: a areia é grossa. Nada daquela areia fininha que encontramos pelas praias brasileiras. Segundo: venta muito. Mesmo em janeiro, no auge do verão, o vento não dá trégua. E terceiro: a água é muito fria. Muito mesmo. Não água gelada igual a das praias de Floripa. Gelada de verdade.

Mariana e eu decidimos ir uma de cada vez dar um mergulho. Enquanto uma ficava na água, a outra cuidava dos pertences. Fui primeiro. Em menos de dois minutos voltei tiritando de frio. Consegui molhar até as canelas, aí desisti. Muito vento, água geladíssima, para deixar qualquer cachoeira brasileira no chinelo.

Mariana disse que eu - the queen of drama - estava exagerando e foi lá conferir. Depois de cinco minutos ela se deu por vencida. Era impossível aproveitar uma água fria daquele jeito.

Demos nosso dia de praia por encerrado e fomos tomar uma cerveja e beliscar alguma coisa antes de voltarmos para Montevidéu.