segunda-feira, 25 de abril de 2016

Santa Teresa e Lapa: nostalgia e boemia

Não poderia ir ao Rio de Janeiro sem conhecer os famosos Arcos da Lapa e passar pela coloridíssima Escadaria Selarón. Essas beldades turísticas ficam no gracioso e boêmio bairro de Santa Teresa. Dá para visitar o bairro e suas atrações de ônibus ou metrô, mas optei por uma forma mais nostálgica e divertida. 

Na época em que estive lá o Bondinho de Santa Teresa estava em fase de testes, e justamente por isso, o trajeto era gratuito. Ele funciona de segunda a sábado, das 11h às 16h, e sai de a cada 20 minutos. A Estação de Bondes fica na Rua Lélio Gama, bem no Centro da cidade. Para ir até lá, peguei o metrô no Largo do Machado e desci na estação Carioca. O passeio vale muito a pena! A sensação de passar por cima dos Arcos da Lapa em um bondinho com bancos de madeira e laterais abertas é única.

Catedral vista da Estação de Bondes
Início do trajeto
Lapa vista do alto
Bondinho parado na estação em Santa Tereza

Lógico que como estava no Rio de Janeiro, logo no trajeto já fiz amizade com uma carioca que estava pegando o bonde para ir pra casa, hehe. Ela me acompanhou no passeio pelo Parque das Ruínas e me mostrou o caminho até a Escadaria Selarón :)

O Parque das Ruínas é um palacete neo-colonial que já foi palco dos mais efervescentes saraus da Belle Époque carioca. Em 1996, o casarão de Laurinda dos Santos Lobo foi reformado pela Prefeitura do Rio de Janeiro, que o transformou em um espaço cultural, que tem uma vista incrível para a Baía de Guanabara. O parque fica na rua Murtinho Nobre, 169, e funciona de terça a domingo, das 8h às 18h, com visitação gratuita

Parque das Ruínas
Interior do palacete
O Parque das Ruínas proporciona uma visão incrível do Rio de Janeiro

Para voltar ao centro, o melhor caminho é sem dúvida descer pela Escadaria Selarón. O que seria apenas uma longa escada foi transformada em obra de arte a céu aberto pelo pintor e ceramista chileno Jorge Selarón, que batizou o lugar. Os 215 degraus que ligam Santa Tereza à Lapa pela rua Manuel Carneiro foram cobertos com azulejos coloridos. Em 2015 o local foi tombado pela Prefeitura do Rio de Janeiro por interesse histórico.

O letreiro com o nome da escadaria fica na chegada à Lapa

Depois de apreciar a descida com calma é só caminhar um pouquinho para a esquerda e lá estão eles, os Arcos da Lapa. O que hoje é um símbolo da boêmia foi criado como Aqueduto da Carioca e utilizado para levar água de uma nascente para a população da cidade. Iniciada em 1660, a obra foi inaugurada só em 1750. Com as inovações para abastecimento da cidade, a partir de 1896 os Arcos passaram a servir de viaduto.

Arcos com Catedral ao fundo
Fim de tarde nos Arcos da Lapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário