segunda-feira, 18 de abril de 2016

O Rio visto do alto

Demorei 28 anos pra conhecer o Rio de Janeiro, mas depois da primeira visita, foram mais duas em apenas seis meses. Significa? Sim! Então mesmo para você, que assim como eu, não se identifica com o perfil garota-carioca-suingue-sangue-bom, eu digo uma coisa: resistir é inútil, o Rio vai te conquistar! Em grande maioria, os clichês são verdadeiros. E para um turista em baixa temporada, isso torna a experiência realmente linda!

Visitei a capital carioca no final de outubro, então a cidade não estava cheia de turistas e as temperaturas não estavam insuportáveis. Na verdade peguei uma semana quase toda de céu meio nublado. O que foi ótimo para conhecer vários pontos turísticos sem torrar. Fiquei hospedada na casa dos meus amigos Paulinha e Cabeça na praia do Flamengo e meus passeios se concentraram mesmo nas zonas Sul e Central da cidade, o que facilitou muito os deslocamentos por lá.

O primeiro dia dos passeios foi destinado aos mais famosos: Corcovado e Pão de Açúcar. Para chegar ao Cristo você pode ir de van, a pé (por uma trilha que sai do Parque Lage) ou ainda pelo Trem do Corcovado (ao que tudo indica é um trajeto lindo que passa pela floresta da Tijuca). Um dos pontos de saída das vans, o Largo do Machado, fica do lado do apartamento onde eu estava. Optei pelo mais prático. Foi só chegar em um dos guichês, comprar o ingresso - que na baixa temporada fica por R$ 53 - sentar na van e esperar encher com outros passageiros para iniciar a subida. 

No site oficial do Cristo Redentor tem mais informações de preços e horários. Tem também a opção de comprar pela internet, que deve ser ótima para alta temporada e períodos mais concorridos do ano. Vale lembrar que fiz os passeios com oferecimento da Marina, que mesmo sem poder ir nessa viagem, deixou um roteiro lindo prontinho pra mim :) Se isso não é amor, não sei o que é, hehe. 

Construído em 1931, o Cristo é uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Mas apreciar a beleza desse monumento de 38m de altura depende um pouco de sorte também. Já ouvi vários relatos que foram até lá e não conseguiram ver nada graças à uma ingrata neblina. Como o dia estava um pouco nublado, não saí tão cedo de casa na expectativa de que tempo "abriria". E foi bem isso que aconteceu. Ao chegar lá, as primeiras fotos mostram as nuvens encobrindo o Cristo, mas enquanto eu apreciava a vista, o céu "limpou" e consegui a vista esperada. Aí foi só disputar espaço com incontáveis turistas, haha.

Entre as nuvens
Vendo o Rio do alto
Disputando espaço :)
Com paciência, o tempo abriu

Saindo de lá fui subir um dos bondinhos mais famosos do mundo! E pra ser sincera, não me restou nenhuma dúvida: o Pão de Açúcar é bem mais legal do que o Corcovado, hehe. Pelo menos como passeio, achei a experiência muito mais interessante: andar pelo bondinho é mais animado, o local não é tão cheio e a vista é mais bonita.

Fui de ônibus até a Urca e andei um trecho a pé até a bilheteria que fica na Praia Vermelha. A estrutura é moderna e bem preparada para receber turistas. O ingresso é R$ 76, mas estudantes pagam meia. É possível também comprar pela internet no site do Bondinho.

A subida é feita em duas etapas. A primeira parada é no Morro da Urca. Ali estão concentrados alguns restaurantes e lojas de souvenirs (que obviamente não tem preços atrativos), e o "Cocuruto - a história de um fio", espaço cultural que conta a história dos bondinhos e evolução da tecnologia aplicada ao sistema. Outro ponto interessante é a Praça dos Bondes, onde estão expostas estátuas de bronze dos idealizadores das duas versões anteriores de bondinhos, a primeira era basicamente uma caixa de madeira, haha.

Começando a subida
Dá pra o Cristo Redentor lá do outro lado
Praça dos Bondes

Depois é só seguir para o próximo "andar" do bondinho para o Pão de Açúcar. Aqui a vista é ainda mais impressionante! Mesmo sem um céu aberto e um sol de rachar, dá pra entender o porquê do Rio de Janeiro receber o apelido de Cidade Maravilhosa! :) Depois de apreciar bastante, foi só pegar o caminho inverso e aproveitar o passeio pelos bondinhos mais um pouco.

2 comentários:

  1. Realmente a cidade maravilhosa conquista a todo o MUNDO ! Com seus comentários pude viver tudo de novo! Muito legal !

    ResponderExcluir
  2. Que bom que nosso relato contribuiu para reanimar seu amor pelo Rio de Janeiro! Essa cidade realmente faz jus ao apelido :)

    ResponderExcluir