segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Howth: primeira vista da costa irlandesa

Howth é um vilarejo costeiro que fica a 15 km de Dublin. Para chegar lá é super fácil. Se você não estiver de carro e não quiser alugar, há duas opções: trem ou ônibus. O ideal é sair bem cedo para aproveitar o dia lá. Isso se você não quiser conhecer mais detalhadamente o litoral leste da ilha e resolver ficar mais de um dia (mas é bem tranquilo fazer um bate e volta).

Fomos até a Connolly Train Station (aqui dá para ver horários das linhas), mas tivemos uma surpresa: a linha que ligava Dublin a Howth estava fora de serviço. Então atravessamos a rua atrás de um ônibus. O ponto fica bem em frente à estação. Subimos no ônibus 31. Com ele, em apenas 30 minutos descíamos no centro de Howth, bem em frente ao mercado com várias opções de comidas locais.

Howth é uma típica vila de pescadores e para percorrê-la existem quatro opções de trilha, todas elas muito bem sinalizadas. Mas como meu primo já conhecia a cidade, nós o seguimos um caminho que ladeava a costa. O dia estava lindo, com muito sol (mas também com o inevitável vento irlandês, hehe).

Logo no início da caminhada já dava para ver algumas construções privilegiadas

Paisagem vista da trilha que cerca Howth
Eu e Muca (que foi nosso guia nessa trilha)
E a trilha é toda assim: cercada por essas flores amarelas tão comuns nos campos irlandeses
Penhasco em Howth

Caminhamos por cerca de duas horas até chegarmos ao farol, o Baily Lighthouse, construído inicialmente em 1667. A estrutura foi sendo reformada (e atualizada) ao longo dos anos, e a atual construção data de 1910. Optamos por não ir até o farol, mas é possível fazer a visitação. Quando estava voltando de Barcelona, consegui ver o farol do avião e confirmei com um irish que estava ao meu lado que estávamos sobrevoando Howth. Uma das vistas mais bonitas em um dia de sol :)

Baily Lighthouse

Logo depois do farol, chegamos a um ponto onde era possível acessar o interior da cidade. Como meu primo precisava pegar o ônibus para voltar ao trabalho e o clima parecia que iria fechar, resolvemos percorrer o trajeto de volta pelo "interior" da cidade. Isso sem antes parar num pub para tomar uma sopa e uma pint para revigorar as energias e esquentar o corpo depois de enfrenar tanto vento (uma coisa que você logo nota ao viajar para a Irlanda é que não importa onde esteja, qual o dia da semana ou a época do ano, você sempre vai encontrar um pub aberto - e como eu amei isso!).

No percurso passamos por ruas com casas lindas e aquela imagem de cidade cenográfica: os jardins super cuidados davam a impressão de que todas as casas mantêm uma equipe de paisagismo trabalhando 24h por dia (mas na verdade acho que é o frio intenso que não permite o surgimento de ervas daninhas e nem o crescimento incontrolável do mato). Alguns dos pontos que chamaram a atenção foi a presença desses fofos pôneis em um terreno que deveria ser o quintal de uma casa qualquer, ruínas do que parecia ser uma antiga igreja e a St. Mary's Parish, que estima-se ter sido construída no final do século XIV.

Pôneis no caminho

Ruínas que encontramos no meio do trajeto pela cidade
St. Mary's Parish

Quando voltamos a região do porto para pegar o ônibus que nos levaria de volta para Dublin, tivemos tempo de passar no famoso Howth Market. Fundado em 2006, o local é parada obrigatória para quem visita a cidade costeira. As lojas fixas funcionam todos os dias, mas nos finais de semana e feriados, a área interna abriga mais de vinte barracas com diversos tipos de comida e souvenirs. Lógico que saí de lá com pacotinhos de chocolate artesanal ;)

Vista do porto, área que concentra o movimento de Howth, com lojas, restaurantes e turistas